Existe um meio de acabar com a corrupção no Brasil? | Politicos Do Brazil
Existe um meio de acabar com a corrupção no Brasil?
Por admin
08/10/2016

Hoje o mote do artigo é um assunto delicado e porque não dizer utópico.

Como sabemos, tudo (ou quase) tudo que é feito no Brasil envolvendo dinheiro tem 99,99% de chance de ter corrupção.

Muitos dizem que o brasileiro nasce corrupto, mas alguns se “desviam” desse caminho e levam uma vida honesta.

Não é bem assim…

Antes de aprofundar o assunto, vamos saber exatamente o que é corrupção, segundo a Wikipédia? Bora lá!

“Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (rompimento, quebra) é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem em um “projeto de poder” atribuído. Busca oferecer ou promover vantagem a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de oficio conforme artigo 333 do Código Penal.”

Como se pode ver, a corrupção é algo extremamente antigo, estando entre nós desde os primórdios.

Acontece que no Brasil a corrupção se tornou algo institucionalizado, ou seja, está entranhada em praticamente todas as instituições, sejam publicas ou privadas, e com mais força vagueia entre nossos políticos, pelo fator determinante deles se envolverem (direta ou indiretamente) com somas astronômicas de recursos públicos e terem livre transito em todo e qualquer tipo de empresa.

Também é válido dizer que a corrupção é sistêmica no Brasil, ou seja, faz parte do nosso sistema. Muitos alegam o fato do presidencialismo abrir brechas para isso acontecer, mas não é uma verdade absoluta, tendo em vista que em países com regime parlamentarista, monarquista e até imperialista, a corrupção também faz parte do dia a dia do cidadão. Talvez a diferença seja a forma como isso é tratado em outros países, com a correta aplicação da leis, um “pouquinho” diferente do que acontece no Brasil, não é mesmo?

Recentemente uma pesquisa mostrou que o Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo, ficando atrás apenas de Chade (3º), Bolívia (2º) e Venezuela (1º). Uma coincidência sinistra é que os 2 primeiros são regidos por sistemas bolivarianos de poder. E o primeiro é simplesmente o país onde nem os itens básicos a população tem para comprar, mesmo porque nem salário direito a população tem…

Sinceramente, depois dos escândalos escandalosos de corrupção que vem assolando o Brasil desde sempre, mas que teve seu ápice em 2003, como Mensalão e Petrolão (citando os mais dispendiosos), imaginávamos que o Brasil estaria em primeiro. Uma surpresa.

Mas afinal… existe uma fórmula para a acabar com a corrupção?

A resposta é: sim!

Não, não pensem que somos malucos, mas acompanhem o raciocínio…

A corrupção é algo inerente a natureza humana? Não. O cidadão se corrompe porque quer, isso não está no seu DNA, pelo menos a Biologia não diz isso.

O que é preciso ser feito então é algo radical.

Em termos políticos, o fim da reeleição para TODOS os níveis é um passo importantíssimo!

A nossa politica é dominada pelos mesmos partidos e políticos (em evolução de parentesco ou grau de amizade) desde que nos tornamos uma República. Isso nos faz um país atrasado em termos de democracia. Obstante o fato de não termos uma democracia plena, pois somos obrigados a votar.

Quando você tira do politico profissional a oportunidade de se perpetuar na máquina pública, você praticamente mata a vontade de nascer no cidadão um viés corrupto.

Qual seria a ideia? Como dito antes, extinguir a reeleição para todos os níveis políticos. Ou seja, se você conseguiu um mandato para vereador, por exemplo, você terá direito apenas a 1 mandato de 4 anos. Ponto. E pra ajudar mais ainda, o cidadão não poderá se candidatar mais a esse cargo, sendo obrigado a tentar outros cargos como prefeito, deputado estadual, federal, senador e num nível mais alto, o de presidente.

Muitos podem dizer que o cidadão poderá ser indicado ou comissionado em alguma secretaria e assim ainda compactuará para sua necessidade corrompida. Não, nada disso. Os cargos de secretaria ou outros teriam que ser preenchidos por pessoas com habilidades especificas para o cargo e sem nenhum tipo de nepotismo.

Atentem ao fato de que a politica é corrupta porque as pessoas buscam a perpetuação. Quando você corta isso, a pessoa automaticamente se vê obrigada a buscar novos ares.

Claro que as leis precisam ser respeitadas pelo cidadão comum e a administração pública precisa e deve fazer a lei ser respeitada.

Aquela história de furar fila, seja onde for, andar no acostamento, não devolver o troco dado a mais, “molhar” a mão do guarda para não levar multa, usar de malandragem na hora de fazer o imposto de renda, enfim, essas situações que muitos podem dizer que fazem mesmo pois os políticos nos roubam sem piedade, parar em local proibido, em vaga de deficiente, vaga de idoso, nada disso é desculpa para a pessoa se envolver em corrupção.

E a resposta para isso é simples… quando um politico faz um ato de corrupção, ele tira o dinheiro que deveria ir para os hospitais, fazendo com que muitas pessoas morram nas filas, tira o dinheiro que iria para educação, por isso temos passado vergonha ultimamente nos índices internacionais para educação, tiram o dinheiro que deveria ir para segurança, fazendo nosso país ter mais de 60 mil assassinatos/ano, enfim, a corrupção politica afeta tudo que diz respeito ao cidadão comum.

Mas quando o cidadão comum pratica atos corruptos, ele coloca a vida dele e de seus familiares sob perigo. Por isso, pense bem antes de querer ser o “espertinho”…

A nossa ideia pode parecer utópica, em certos aspectos é, mas cremos que seja a única saída para pormos um fim, mesmo que não seja completo, na corrupção que assola nosso país.

Uma mostra pequena disso foram os resultados das eleições desse ano, onde o partido mais envolvido em atos ilícitos da história praticamente foi “varrido” de várias prefeituras pelo Brasil afora. A queda desse partido foi flagrante e muitos caciques e fundadores estão estudando uma maneira de reverter o quadro para 2018. Alguns, inclusive, já dizem ter vergonha em ver no que o partido se transformou. É a realidade finalmente se materializando.

E você, caro leitor, tem alguma ideia para enterrarmos de vez (ou pelo menos 95%) a corrupção em nosso amado país? Deixe sua ideia nos comentários. Todas são bem vindas, ok?

Em breve, um próximo artigo. Até lá!

Um blog que fala de política, que não tem rabo preso com partido algum e apenas transmite as noticias cotidianas da política nacional e internacional.
Todos os direitos reservados - 2014 - 2018