Por que a PEC 241 está fazendo tanto barulho? | Politicos Do Brazil
Por que a PEC 241 está fazendo tanto barulho?
Por admin
13/10/2016

Depois de consumado o impeachment de Dilma Roussef, mesmo com as constantes narrativas de “golpe” proferidas pelos seus entusiastas, mais um assunto vem dominando a sociedade brasileira nesse conturbado ano de 2016.

Estamos falando da PEC 241.

Essa PEC, que ficou popularmente conhecida como “PEC do teto” está causando um verdadeiro nó na cabeça dos brasileiros. Nas redes sociais, a “guerra virtual” em torno do tema está tomando proporções gigantescas. Alguns contra e outros a favor, cada um com sua explicação e motivos que o levam a ter opiniões antagônicas sobre um mesmo tema.

É preciso lembrar que, apesar do “sim” dado pelos deputados agora, essa PEC foi construída ainda no (ex) governo Dilma, ou seja, não se pode e é até leviano dizer que ela é de autoria do atual governo Temer. Não é.

A proposta passou com facilidade pelo crivo dos deputados com mais de 360 votas a favor. Foi uma votação estrondosa. Por acaso, apenas por acaso, todos os que foram contra são representantes da esquerda politica brasileira. Claro, não passa de uma mera coincidência…

Agora falta apenas passar pelo crivo do Senado. Segundo fontes, ela deve passar com facilidade, já tendo contabilizado até o momento 60 votos, sendo necessários apenas 47.

Mas afinal… por que essa PEC 241 está fazendo tanto barulho? Vamos tentar entender? Simbora.

A proposta em si tem muitos termos técnicos, mas pra ficar mais simples de entender, vamos usar a linguagem mais popular.

Vamos partir do seguinte: o ex governo usou os recursos de maneira desastrosa e isso culminou com uma crise sem precedentes na história do Brasil. Isso é quase uma unanimidade.

Mas o que pouca gente sabe ou não se importou em saber é que o ex governo gastou dinheiro arrecadado com impostos de maneira totalmente irresponsável. Um pequeno exemplo são os super salários dos servidores/funcionários públicos. Salários que fogem totalmente à realidade de um governo austero, um governo que precisa antes de tudo, arrumar o estrago que foi feito pelo governo anterior.

Em poucas palavras, a PEC é a salvação imediata para o país sair parcialmente do atoleiro.

Muitas pessoas se confundem ao dizer que essa proposta vai “congelar” salários e investimentos em saúde e educação. Não é nada disso. Inclusive pro menos atentos, dizem que os direitos trabalhistas também irão entrar nesse “corte”. Não também. Mesmo porque direitos trabalhistas estão garantidos na CF. Ou seja, não se mexe. E cá entre nós, se o ex governo que não tinha o menor apreço pelos trabalhadores não mexeu, outro não mexerá. Isso é falácia.

mbl_pec

O que essa PEC vai fazer nada mais é do que limitar gastos. Como assim limitar? Oras, como dito anteriormente, vai tentar reduzir a “farra do boi” que é feita com dinheiro público, seja com pagamentos exorbitantes para funcionários/servidores públicos, seja com contratos bilionários feitos pelo governo com empresas, sejam empreiteiras, bancos, etc, seja aqui ou no exterior. Isso faz-se mais do que necessário!

No site Spotniks tem um artigo muito interessante listando os 8 motivos que mostram porque a PEC deve ser implantada no país. Recomendamos fortemente a leitura. Eles usam uma maneira simples de mostrar os motivos e você poderá usar isso quando estiver numa “discussão” sobre o tema com amigos/família.

O blog é favorável a PEC 241. Entendemos que precisamos urgentemente de um “freio” na maneira como se gasta o dinheiro de impostos. Isso precisa acabar e o primeiro passo foi dado. Esperamos sinceramente que as pessoas que são contra, tentem entender de uma vez por todas que, ou fazemos isso, ou o país não sairá do vermelho.

Aquele que é contra precisa compreender que não se pode pensar em si mesmo, no seu próprio umbigo. O país necessita de todos nesse momento. O mundo está olhando para o Brasil com outros olhos, estamos finalmente sendo vistos como um país propicio para investimentos e isso ajudará todos num futuro próximo.

Afinal, se a limitação dos gastos públicos ficará limitado ao periodo de 20 anos (sem tirar direitos conquistados!), é importante que a população jogue a favor do atual governo. Deixem as contrariedades para aqueles políticos que sempre foram contra o país e somente a favor da legenda. Não precisamos mencionar de quem estamos falando, não é mesmo?

Quem é contra, olhe para o lado e pense na sua família, nos seus amigos… que país você quer para eles? Um país quebrado e visto de maneira negra pelo mundo ou um país austero, visando o bem comum e não apenas o bem de alguns? Pense nisso.

Aqui nesse link tem um texto do site Carta Capital, onde eles mostram o porque são contra a proposta. Afinal, estamos num blog democrático e os dois lados da moeda serão expostos.

Antes de terminar, vamos deixar um vídeo do canal MamãeFalei, onde ele explica em poucos minutos do que se trata a PEC. Assistam:

Em breve, um próximo artigo. Até lá!

Um blog que fala de política, que não tem rabo preso com partido algum e apenas transmite as noticias cotidianas da política nacional e internacional.
Todos os direitos reservados - 2014 - 2017