Brasil auto suficiente em petróleo. Por que a gasolina é tão cara? | Politicos Do Brazil
Brasil auto suficiente em petróleo. Por que a gasolina é tão cara?
Por admin
26/05/2018

Ah, o petróleo… esse “produto” tão nobre, extremamente natural e que vale muito em qualquer país do mundo. Em alguns é motivo de guerra. Em outros, motivo de brigas intermináveis.

Segundo a wikipedia, o petróleo é um óleo (não diga) bruto, uma mistura se substancias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode varias desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP (gás de cozinha), produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel (para caminhões, vans, etc) e combustivel para aviação.

Se formos levar a ferro e fogo, um país que tem petróleo em abundância é um país rico, sem problema nenhum, um país de primeiríssimo mundo, onde sua população vive muito bem, sem nenhum tipo de aborrecimento, não é mesmo?

Não… infelizmente não é bem assim.

Vários fatores contribuem para isso não ser uma verdade absoluta. Vamos a eles:

  • Corrupção
  • Monopólio
  • Sede de poder dos governantes
  • Falta de escrúpulos de empresários do setor
  • Estado inchado
  • Impostos abusivos

Além disso, podemos citar também o seguinte: mesmo que um país seja auto suficiente em petróleo, ou seja, consiga produzir tudo aquilo que necessita internamente, não necessariamente o ouro negro fará desse país uma potencia mundial.

O Brasil é um grande exemplo disso. Segundo dados da ANP (Agencia Nacional do Petróleo), mais uma das muitas agencias criadas no governo petista que não servem pra nada, a não ser onerar ainda mais a carga tributária dos brasileiros, nosso querido país já é autossuficiente em petróleo desde 2006. Lá se vão 12 anos que temos reserva suficiente para nosso uso.

Mas então por que temos uma das gasolinas mais caras do mundo? Essa deve ser a pergunta que você, leitor (a) do blog deve estar fazendo. Não é mesmo? A resposta está logo abaixo.

Aqueles exemplos citados acima não estão ali por mero acaso. Não. Esses são realmente os 6 motivos que levam nosso Brasil a ter uma gasolina extremamente cara (para nossos padrões) e também uma das piores do mundo.

A corrupção, como se sabe, interfere em tudo que se pode imaginar na vida do cidadão. Por causa dela, seu dinheiro escoa pelo ralo em obras inúteis, em leis desastrosas assinadas por nossos políticos, ela mata, ela aleija, ela tira sonhos, tira esperanças, mata o sonho daquele (a) que queria dar uma vida melhor para si mesmo e para seus familiares. É um câncer de toda sociedade moderna, mas que em nosso país tomou proporções estratosféricas a partir de 2003, com um certo partido que a institucionalizou, ou seja, a fez tomar corpo em toda e qualquer instituição, seja ela privada e mais ainda na esfera pública. Como dizem, ela está no DNA do brasileiro, é algo que vem com a pessoa assim que ela nasce, está no papel de nascimento, na carteirinha de vacinação e vai acompanhar pelo resto da sua vida.

O monopólio da Petrobras é algo que encarece o produto. Por ser apenas uma empresa que detém todo o poder sobre o produto e ser ligada ao governo, ela pode (não deveria) colocar o valor que quiser na gasolina, diesel, gás de cozinha e outros derivados. Evidentemente que isso é um ultraje, visto que não entrega produto de boa qualidade e coloca os consumidores contra a parede, já que eles não tem pra onde recorrer em busca de outras alternativas para abastecer seu automóvel, fazer sua comida, etc. Qual a saída? A saída imediata seria a privatização da Petrobras. Isso abriria o mercado para outras empresas explorarem o produto. Isso abaixaria os custos e refletiria na bomba de combustível e nas empresas vendedoras de gás. Utopia? Talvez, mas se quisermos evoluir como nação, essa é a única e irremediável saída para todos!

Os governantes brasileiros tem sede de poder. Quando falamos em poder não mencionamos o poder divino, é lógico, mas o poder da caneta. Com ela em mãos, eles tomam conta do país e fazem toda sorte de picaretagens contra a população. E não existe isso de que politico ajuda a camada pobre e ferra a camada mais abastada. Não! Quando eles querem, vão todos pro mesmo balaio! Citamos novamente o petróleo e seus derivados… quando os políticos aumentam os preços, não é só o empresário que vai dançar e pagar mais caro na sua gasosa. Não. O pobre também vai se ferrar. Mesmo que ele não ande de carro, ele pega condução. A condução depende do petróleo. Se a gasolina ou diesel aumentar, os empresários do setor repassam o aumento para o valor da condução. A condução aumentando, o pobre vai pagar mais caro. Pagando mais caro, vai sobrar menos pra ele comer, vestir, passear, estudar e etc. Viram como eles, numa paulada só, interferem com a vida de todo mundo???

Não podemos também tirar a culpa dos ombros dos empresários do setor de combustíveis e etc. Eles também tem a parcela deles. Claro, eles obedecem uma cartilha do governo, mas também não fazem o menor esforço para mudar isso. Sempre abaixam as calças para o governo, seja lá qual for o governante. Depois, em determinado momento, dizem que não podem fazer nada a não ser se submeter as vontades de um governo corrupto, que visa apenas seu bem estar e manda o povo as favas. Mas será que é bem assim? Será que eles não podem fazer nada? Com a palavra, os empresários.

Colocamos dois itens separados, mas que no final são totalmente homogêneos: um estado inchado te ferra com impostos abusivos. São unha e carne. Quando dizemos que um estado é inchado, queremos dizer que ele sufoca seu povo com impostos acachapantes que levam o cidadão a loucura completa. Quantas e quantas vezes você não leu em algum site, jornal, rolo de papel higiênico, que empresa X ou Y fechou em tal lugar porque não conseguiu pagar a alta carga tributária? São inúmeros casos. Alguns empresários chegam ao limite e acabam se suicidando por causa dessa triste realidade. A saída? Tem saída? Tem! Mas é apenas uma… diminuir espetacularmente a carga tributária no país! Não tem outro jeito. Hoje temos por volta de 54 impostos, entre municipais, estaduais e federais. É muita coisa até pra um país com dimensões continentais como o nosso! Se quisermos progredir temos que enxugar a máquina. Temos que cortar onde for possível até chegar no máximo a 3 impostos, sendo 1 municipal, 1 estadual e 1 federal.

gasolina

Entenderam agora por que nossa gasolina (derivados do petróleo) é tão cara? Citamos aqui 6 motivos que levam a esse absurdo. Por isso, quando ver na bomba de combustível um valor totalmente fora da realidade, lembre-se desse artigo. A culpa é sua também, caro (a) leitor (a), que vota em pessoas que não tem o menor comprometimento com o país, a não ser com si mesmos.

Claro, somam-se a esses fatores alguns outros como troca de favores entre políticos, doação de refinarias para países sem nenhum peso na economia mundial, compra de refinarias sucateadas por valores 10X maiores do que realmente valeriam, etc, etc, etc…

Enfim, esperamos com esse artigo ter elucidado suas duvidas. Apesar da propaganda bonita de que somos auto suficientes em petróleo, a grande verdade é que isso não nos ajuda em nada. Ao contrário, isso acabou nos atrapalhando, porque aflorou ainda mais a guerra de egos entre nossos políticos. Ou alguém já esqueceu do tal pré-sal???

Nota: A Venezuela também é um grande produtor de petróleo e sua população, como todos sabem, anda numa crise sem fim. Mas sobre a Venezuela já fizemos outros artigos que vocês podem acessar no campo “busca”.

Em breve, um próximo artigo. Até lá!

Um blog que fala de política, que não tem rabo preso com partido algum e apenas transmite as noticias cotidianas da política nacional e internacional.
Todos os direitos reservados - 2014 - 2018