Que fim levou: Fernando Henrique Cardoso (FHC) | Politicos Do Brazil
Que fim levou: Fernando Henrique Cardoso (FHC)
Por admin
20/07/2015

FHC, ou simplesmente Fernando Henrique Cardoso, o ex presidente do Brasil varonil anda meio “sumido” da cena politica nacional brasileira, né?

O que ele anda fazendo? Será que está pensando em algum plano ardiloso contra o governo petista de Lula, ops, Dilma? Será que está apenas escrevendo mais um livro? Ou apenas coçando o saco na sua mansão de Higienópolis?

Bom, antes de responder aos questionamentos citados, vamos primeiro saber (muita gente não sabe) quem é Fernando Henrique Cardoso, ou simplesmente FHC. Bora?

FHC nasceu no RJ, no dia 18/06/31, é um sociólogo, cientista politico, professor universitário, escritor e (ufa!) politico brasileiro. Foi casado com dona Ruth Cardoso, com quem teve 3 filhos. Se exilou no Chile e na França quando do “golpe” militar de 1964, voltando ao Brasil 4 anos depois. Iniciou sua carreira politica em 1978, sendo senador em 1983 como suplente de Franco Montoro que acabou se elegendo ao governo de SP. Em 1985 foi derrotado por Janio Quadros para prefeito de SP. Em 1986 consegue se reeleger senador. Torna-se um dos principais lideres do PMDB (hoje grande aliado do PT) e juntamente com outros dissidentes do partido funda o PSDB (outro aliado do PT) em 1988. Foi ministro das relações exteriores e da fazenda no governo Itamar Franco, que sucedeu Fernando Collor. Como ministro da fazenda foi encarregado da elaboração do Plano Real, o grande “pulo do gato” da economia brasileira. Pegando rabeira nesse sucesso, foi eleito presidente no primeiro turno em 1994. Foi reeleito em 1998 novamente no primeiro turno. Mas nesse mandato enfrentou crises internacionais (se fosse o Lula iria dizer que foi marolinha), desvalorização do real, a crise do apagão e acabou tendo uma forte queda de popularidade.

Um breve resumo da vida pessoal e politica do ex presidente Fernando Henrique.

Hoje, com 84 anos e fora da politica, FHC é presidente de honra do PSDB, partido que ajudou a fundar.

É o responsável direto pela indicação de Aécio Neves na disputa presidencial de 2014, onde o tucano ficou em 2° lugar (existem controvérsias) e vez em quando dá declarações sobre a politica nacional brasileira do Brasil. As vezes fala uma besteira ou outra, acaba sendo passivo em assuntos delicados, quando não fez força nenhuma para o impeachment do sr Lula ou mesmo hoje quando a população clama peloa impeachment da tia Dilma, ele se mostra inerte…

Ah, e ainda sobra tempo pro FHC presidir o Instituto que leva seu nome e que foi fundado em 2004. Participa de diversos conselhos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Universidade Brown e United Nations Foundation. Calma que ainda não acabou… Também é membro do The Elders e da Academia Brasileira de Letras…

Putz grila! Quanta coisa o FHC faz hein???? Ah, ia esquecendo… ele também dá suas palestras por ai e, salvo engano, ele cobra a bagatela de 150 milhas. Acham muito? Pois saibam que o Lula, que é super letrado, cobra “apenas” 300 milhas… e convenhamos, o Lula tem muito mais a ensinar que o FHC, né? #SQN

Vou deixar 2 links abaixo para vocês esmiuçarem mais ainda a vida do FHC. Acreditem, vale a pena… a vida dele é muito interessante.

FHC por Wikipedia

FHC por iG Último Segundo

Até o próximo artigo!

Um blog que fala de política, que não tem rabo preso com partido algum e apenas transmite as noticias cotidianas da política nacional e internacional.
Todos os direitos reservados - 2014 - 2018