Eleições 2016: vote consciente! Exerça o seu direito obrigatório de votar! | Politicos Do Brazil
Eleições 2016: vote consciente! Exerça o seu direito obrigatório de votar!
Por admin
30/09/2016

No próximo domingo (02/10) teremos as eleições municipais.

Serão escolhidos os vereadores e prefeitos das 5570 cidades pelo Brasil afora, que irão governar (prefeitos) e fiscalizar (vereadores) os recursos destinados as cidades e usarem da melhor forma possível, ou pelo menos deveriam…

Nesse ano, em especial, teremos um fenômeno interessante. O PT, que outrora era super favorito nas eleições, perdeu muita força para o pleito desse ano. Nada mais que 26 das principais capitais do Brasil não tem o partido entre os favoritos, provavelmente nem ao 2º os candidatos chegarão. É o efeito impeachment de Dilma Rousseff e de todas as falcatruas que o partido se envolveu desde 2003.

Um dado curioso e macabro desse ano é o numero de candidatos que perderam sua vida, vitimas de assassinatos, muitas vezes de cunho politico. O numero já passa de 20, é muita coisa!

O ultimo caso foi o assassinato do prefeito de Itumbiara, que tentava ser eleito novamente esse ano. Ele foi vitimado por um funcionário publico da própria prefeitura. No atentado, o vice-governador saiu ferido. Algo digno do velho oeste. Horrível.

As pesquisas, que muitas vezes se mostraram ineficientes, vem dando preferencia a candidatos da direita e jogando pra escanteio os candidatos de esquerda. Fenômeno ligado ao PT, como dissemos anteriormente.

Em SP, depois de patinar no começo, o candidato João Dória Jr (PSDB) termina a semana na liderança isolada das pesquisas. Ele chegou a 28% das intenções de votos. Celso Russomanno vem em seguida com 22%, seguido por Marta (16%) e Haddad (13%).

Em se confirmando as pesquisas, teremos um 2º turno entre Dória e Russomanno. Marta, que adora Parelheiros, e Haddad (o prefeito dos pancadões) ficam de fora e vão apenas fazer o serviço sujo, ou seja, combinar com os partidos qual candidato eles apoiarão no 2º turno.

No RJ a situação é muito preocupante. Temos Marcelo Crivella (que tem apoio de Lindberg Farias e Edir Macedo) muito na frente, com 34% das intenções de votos. A briga pelo 2º turno está entre, pausa pra respirar, Jandira Feghalli (PCdoB), Marcelo Freixo (PSOL), Pedro Paulo (agressor de mulheres) e Flavio Bolsonaro. Disputa acirradíssima pela segunda vaga. Vendo de fora, chega a dar pena a situação do carioca. O único que se salva dessa matilha é o Flávio.

Em Belo Horizonte (MG), a disputa está entre João Leite e José Kalil, duas figuras importantes ligadas ao Atletico MG.

Em Porto Alegre tivemos a maior reviravolta dessas eleições. Depois de liderar por um bom tempo as pesquisas (mesmo não acreditando nelas), a filha de Tarso Genro (que quebrou POA), dona Luciana Genro (que nunca trabalhou efetivamente na vida), hoje amarga o 4º lugar. Pra quem não sabe, a candidata é do PSOL, aquele partido que nasceu das entranhas do PT.

Em Curitiba, quem vem liderando as pesquisas é Rafael Greca (PMN), aquele mesmo que disse ter vomitado ao sentir cheiro de pobre. Isso pode lhe custar a vitória que é dada como certa por ele e sua equipe, mesmo ele tendo pedido desculpas pela declaração infeliz. A boa noticia em Curitiba é que Requião Filho (não precisamos dizer de quem ele é filho) está em 3º lugar, mas sem nenhuma chance de ir pro 2º turno.

Em 5 das principais cidades brasileiras, a prefeitura acabará indo para as mãos de candidatos que não tem ligação (total ou parcial) com a esquerda. Apenas em POA isso é possível, já que Raul Pont (PT) aparece em 3º lugar e pode ir para o 2º turno. Ponto para a população brasileira.

Não vamos abordar aqui os vereadores pois são muitos candidatos, a grande maioria desconhecidos e não queremos e nem vamos tomar partido a favor de qualquer um deles. Como se sabe, o cargo de vereador tem muita relevância na esfera municipal e o cidadão tem o dever de ao menos saber quais os candidatos do seu bairro para escolher bem. Afinal, os recursos que virão para prefeitura e como esses recursos serão usados vão ter a fiscalização dos vereadores. Olho aberto neles!

A grande dica nessas eleições é a seguinte: vote consciente, procure saber sobre seu candidato, quais são suas prioridades, o que ele pode fazer pela cidade, se terá condições de cumprir as promessas (sabemos que 99% deles não cumprem), verifique a idoneidade do candidato, verifique também a idoneidade do partido, enfim, abra bem os olhos nessas eleições, pois você estará dando um voto de confiança de 4 anos para o candidato e convenhamos é um tempo muito grande, aliás, na opinião do blog esse tempo deveria ser a metade que já estaria de bom tamanho. E todos sabemos que 4 anos podem causar um estrago irrecuperável para um país, imagine para uma cidade. Não é mesmo?

Já que temos esse direito “obrigatório” de votar, use-o da melhor maneira possível. Não pense apenas em você, em seu bolso, pense também num todo, pense no seu bairro, veja o que precisam e vote naquele candidato que tem os olhos voltados para o bem comum e não apenas para o bem dele mesmo. Isso é muito importante e seu voto terá consequências pelos próximos 4 anos.

Obstante o fato do blog ter a opinião de que o voto não pode ser obrigatório, já que uma democracia plena deve abominar qualquer coisa que seja obrigatório, faça uso do seu voto e use-o de maneira responsável. Repetindo: ele terá consequência, não só pra você, como para aqueles que o cercam.

Obs: antes de terminar o artigo, temos um pedido: em hipótese alguma venda seu voto. Quando você faz isso, você coloca uma arma na cabeça da sua família e amigos. Seja inteligente, ao invés de vender o voto, use-o para “comprar” um futuro melhor para todos!

Em breve, um próximo artigo. Até lá!

Um blog que fala de política, que não tem rabo preso com partido algum e apenas transmite as noticias cotidianas da política nacional e internacional.
Todos os direitos reservados - 2014 - 2020