Por que contribuir para a Previdência Social? | Politicos Do Brazil
Por que contribuir para a Previdência Social?
Por admin
27/10/2015

Esse artigo é oferecido pelo site JobTonic

 

Descubra porque vale a pena contribuir com este benefício social.

As notícias sobre a Previdência Social não são animadoras. Diante do cenário econômico atual, todos sabem da dificuldade de arrecadação, fechamento de conta, além dos problemas administrativos e políticos que influenciam diretamente nos recursos e reajustes feitos para o aposentado. As manobras feitas pelo governo para tentar realizar de vez uma reforma previdenciária parecem nunca serem válidas. Ainda assim, todos sabem que é da Previdência Social que os brasileiros dependem para ter a sua aposentadoria garantida.

Os benefícios da Previdência Social.

A Previdência garante vários benefícios para o trabalhador. Além da aposentadoria, benefício mais conhecido e solicitado do INSS, existem também: salário maternidade, pensão por morte, auxílio doença, salário família, entre outros. Fora que a própria aposentadoria se subdivide em aposentadoria por tempo, idade ou invalidez.

Alguns desses benefícios não são garantidos por um plano de previdência privada. Dessa forma, todas as pessoas precisam continuar contribuindo para ter acesso a esses benefícios, que são elaborados de forma a assegurar o bem-estar do trabalhador e de sua família, especialmente em situações na qual a questão financeira começa a pesar e as necessidades e gastos na vida aumentam.

beneficios inss

Clique AQUI para conhecer e saber como adquirir algum dos benefícios

Como posso contribuir?

Os trabalhadores com carteira assinada podem ficar mais tranquilos sobre o assunto, uma vez que o desconto da contribuição com a previdência já é feito mensalmente na folha de pagamento, o que é considerado por estudiosos uma contribuição compulsória. Ela já acontece involuntariamente e por isso as pessoas não questionam, nem se preocupam com ela. Alguns prestadores de serviços passam pela mesma situação. Mesmo que a contribuição pareça alta, deixar de contribuir faz com que o trabalhador saia da categoria de emprego formal e caia na informalidade, perdendo direito a todos os benefícios dispostos.

Agora, se você já trabalha ou pretende mudar de ramo para algo que não vai ser definido como um emprego formal, pode continuar contribuindo através da flexibilidade da Previdência Social, que possui vários planos para o contribuinte autônomo. Contribuir com o valor mínimo possível já significa não correr o risco de perder todos esses benefícios oferecidos e envelhecer sem ter os recursos garantidos por esses benefícios sociais.

contribuição inss

Resumidamente, e como alguns consultores financeiros reforçam, sua participação na contribuição mensal do INSS não deve ter como objetivo um grande retorno financeiro. Para isso, existem diversas previdências privadas que podem oferecer-lhe milhares de opções. Essa contribuição deve ser vista como um refúgio em situações adversas, principalmente para aqueles que ganham um salário mais baixo.

Contribuir com o INSS é se proteger em relação ao que pode acontecer no futuro, que nunca sabemos e, por isso, prevenir-se é sempre a melhor opção.

Procurando por emprego? Clique AQUI e saiba mais sobre as vagas disponíveis!

Até o próximo artigo!

Um blog que fala de política, que não tem rabo preso com partido algum e apenas transmite as noticias cotidianas da política nacional e internacional.
Todos os direitos reservados - 2014 - 2020